ARTIGO: Empreendedorismo na era digital

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Falar em empreender em um século que está sendo marcado por profundas transformações tecnológicas não é tarefa fácil. Para começarmos a discutir essa nova realidade enfrentada pelos empreendedores, uma questão mais simples se impõe: afinal, o que é empreendedorismo?

Muito se fala sobre esse conceito na mídia em geral, mas poucos são os autores que se preocupam em definir o que significa de fato empreender. Em nossa concepção, muito mais do que apenas criar coragem e abrir uma empresa, o ato de empreender é algo que está gravado em nosso DNA humano. A busca por soluções inovadoras, que possam de fato contribuir com a sociedade, faz parte da nossa natureza, da mesma forma que o enfrentamento dos desafios colocados pelo mercado na implementação dessa ideia inicial e a luta pelo crescimento e desenvolvimento constante de nossas iniciativas. Empreender é um ato de coragem e de criação, implica acreditar em uma ideia e batalhar por ela: não há nada mais humano que isso.

Novas oportunidades de negócio:
As ferramentas trazidas pela era digital vêm ao encontro dessa natureza empreendedora, abrindo uma miríade de novas oportunidades. Entre os principais benefícios da era digital, destacam-se  certamente :

      Baixo investimento inicial, redução de custos com infraestrutura;
      Flexibilidade de horários, possibilidade de trabalhar em esquema “home office”;
      Agilidade na comunicação com clientes e fornecedores;
      Otimização da gestão, graças à ferramentas específicas.

Além disso, a melhoria do acesso a internet no país, assim como a oferta de conexões de melhor qualidade, tem garantido uma maior presença dos consumidores online, tornando o mercado digital altamente atrativo. Não é a toa que cerca de 20 mil novos empreendedores digitais surgem a cada mês, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados (IBMA).

Mas nem tudo são flores…
Para se manter online é preciso dedicação e trabalho constante: afinal, o esforço necessário para empreender digitalmente não é menor do que aquele necessário para manter um empreendimento físico. Os primeiros anos do negócio são sempre os mais difíceis, conforme comprovado pelas estatísticas: cerca de um terço das lojas e empreendimentos online fecham as portas com menos de dois anos de operação. Entre as principais razões para o fechamento dessas empresas estão:

      Falta de know-how;
      Problemas na gestão financeira da empresa;
      Falta de investimentos em marketing de qualidade;
      Descontrole de estoques.

Muitos desses problemas são causados por erros básicos, que poderiam ser evitados se esses empreendedores buscassem consultoria adequada. A questão do marketing é um bom exemplo de um ponto crucial muitas vezes negligenciado. Que a empresa precisa ser vista por seus consumidores, é quase um fato banal. Mas muitos empresários ignoram que não basta criar um perfil no Facebook, Instagram ou outra rede social e torcer pelo melhor. Existe todo um processo de gestão de marketing digital que precisa ser levado em consideração, se o empresário iniciante realmente quiser ter sucesso e conquistar espaço no mercado.

Pensando em ajudar os empresários que estão começando a empreender no mundo digital, selecionamos abaixo duas ferramentas que podem ajudar:

#1 - Marketing Digital:
Para quem está começando, o marketing digital é um poderoso aliado na hora de conseguir novos leads. Existem várias formas de se prospectar novos clientes online, seja através do marketing de afiliados, campanhas pagas em redes sociais, anúncios no Google, etc. Entre as tendências de marketing digital com melhor repercussão junto aos empreendedores, destacamos o Marketing de Conteúdo.

O grande diferencial desse tipo de marketing é a preocupação em atrair o consumidor para as páginas da empresa, sem necessariamente expor o produto ou serviço vendido. Como? Através da publicação de conteúdos que sejam relevantes para o cliente e que possuam conexão com a empresa, seja uma conexão com o produto ou serviço oferecido, ou com a identidade da empresa - seus ideais, valores, etc.

Entre as principais vantagens do Marketing de Conteúdo sobre outras formas de marketing, digitais ou não, listamos:

      Fortalecimento da relação com o cliente, favorecendo o processo de fidelização;
      Consolidação de uma identidade de marca melhor definida;
      Melhor posicionamento orgânico em buscadores como Google, Bing e Yahoo, graças ao uso de técnicas de SEO;
      Possibilidade de compartilhamento dos conteúdos publicados em redes sociais.

É claro que não basta investir em marketing : sua empresa precisa estar bem estruturada e contar com uma gestão inteligente. Para isso, a nossa sugestão é o investimento em um sistema ERP

#2 - Sistema ERP online:
Existe uma infinidade de ferramentas de gestão que podem ser utilizadas para otimizar os processos administrativos da sua empresa. Entre elas, o sistema ERP online se destaca por permitir condensar em um só sistema o controle de todas as áreas do seu negócio. Em um ERP online, como é o caso do Gestão Click, é possível acompanhar em tempo real a situação dos estoques do seu negócio, as contas a pagar e receber, realizar conciliação bancária, emitir boletos, notas fiscais, etc…

Ao optar por um ERP cloud, o empresário conta ainda com todos os benefícios de um serviço digital, como:

      Redução de custos com hardware local
      Maior segurança para os dados da sua empresa
      Suporte online
      Facilidade de acesso, a partir de qualquer terminal com acesso à internet

Pronto para começar a empreender na era digital?

A era digital oferece inúmeros benefícios e desafios - e nisso ela é igual a todas as outras eras. O grande diferencial que vai garantir que o seu negócio cresça e prospere ainda é o fator humano: a sua determinação e persistência na busca pelas melhores soluções para levar adiante a sua ideia. E aí, pronto para embarcar nessa jornada?

Parceria GestãoClick

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