#ARTIGO: Material Gráfico ainda não morreu! Você precisa dele

Nenhum comentário

Há algum tempo venho recebendo mensagens no e-mail e principalmente no inbox do Facebook perguntas referentes a matérias gráficas se eles ainda são tão importantes como eram a 5, 10, 15 anos atrás. Neste artigo vou explicar ponto a ponto para você entender tudo a respeito, tenha uma boa leitura!

Bem, toda empresa, de um modo bem geral, tem como principal objetivo crescer e conseguir mais dinheiro, certo? E para que isso ocorra diversas estratégias são usadas como por exemplo: Marketing Digital, Marketing Boca-Boca, Campanhas no Facebook ou no Adwords, banners, panfletos, cartões de visita, etc.

Cada item a cima pode ser julgado como uma ferramenta para a alavancagem da marca empresarial ou pessoal, correto? Então podemos perceber que cada item listado acima tem sua devida importância, seja campanhas no Facebook ou cartão de visita e banners.

Claro, nossa era é a que mais está sofrendo a evolução, a cada dia novas tecnologias, novas técnicas e ferramentas são lançadas diariamente. Com o advento da informática foi possível transformar marcas nacionais em internacionais em pouco tempo. Não podemos negar que os matérias gráficos ficaram em um segundo plano com pouca autoridade aos olhos de alguns (grande maioria), vou explicar. Quando todos migraram para internet advinha o que aconteceu? Poucas empresas investem corretamente em seus matérias gráficos, fazem de qualquer jeito, deixam na mão de terceiros que não tem noção alguma de Design. Percebeu uma oportunidade aqui amigo? Não? Pois eu sim 😊

Enquanto todos estão nadando no oceano que se tornou a internet, tem um oceano limpo e calmo no mundo físico. Não me interprete mal, a internet sim! É muito importante e grande parte das conversões de grandes empresas vem desse canal, mais veja que você pode alinhar o mundo físico com o mundo material e converter mais.

Aliando o mundo físico com o digital fica mais fácil converter usuários em clientes. Juntando essas duas formas de maneira correta, sua marca ficara mais tempo na cabeça das pessoas.

Vou lhe dar um exemplo:
Suponha que sou um advogado e trabalho na área de planos de saúde na grande São Paulo, e decido fazer uma campanha na internet criando um post para meu blog com o seguinte título: “Plano de Saúde? Saiba agora mesmo seus direitos”.

Advinha? Se eu fizer uma campanha para o público correto vendo faixa etária, ocupação, salario, localização, etc.

Meu post vai ter muitos acessos, concorda? Agora que vem o passe de mágica. Depois da leitura de meu post a pessoa pode até não contratar meus serviços, mas se eu fizer um remarketing local, e contratar um trabalho especializado de uma empresa que faz cartão de visita de advogado que realmente entenda do assunto e sabe fazer algo que converta de verdade e depois disso eu distribuir meus cartões de visita e folders informativos nos bairros que escolhi no facebook ads, advinha meu amigo o que vai acontecer? Claro mais conversões.

Agora explicarei porque vai dar certo, primeiro você deu algo de valor a uma pessoa e isso criou um gatilho mental de reciprocidade, você criou um laço com esse usuário e ele se sente no dever e obrigação de te fazer algo ou contratar ou comprar algo, não é magica é estratégia. E para ajudar seu escritório de advocacia ficar perto do bairro dele? Nossa que ironia do destino não? Rs

Sempre vai ser mais fácil um cliente fechar com uma empresa ou pessoa que conhece do que com um desconhecido. Isso não é uma frase que encontrei no Google eu vivo isso todos os dias, diversas pessoas vivem isso e sabem que isso é 100% verdade.

Bem resumindo para mim baseado em testes e cases de sucesso de alguns dos meus clientes eu posso afirmar que o Material Gráfico sejam eles: cartão de visita, folders, outdoors e Flyers, alinhados a estratégias de e-mail marketing, campanhas e anúncios darão um resultado muito maior do que fazer eles separados. O mundo físico e mundo virtual devem ser complementares e jamais podem andar sozinhos.

Use e abuse dos dois mundos e colha os melhores resultados que alguém possa imaginar.


Por Matheus Ailton
Web Designer Freelancer

Nenhum comentário :