PUC E UFMG recebem inscrições de trabalhos de todo o Brasil sobre corpo e cultura digital

Nenhum comentário
 Os trabalhos selecionados serão apresentados no I Simpósio Subjetividade e Cultura Digital. O evento ocorre nos dias 7,8 e 9 de março. O tema central é “Corpo e a Virtualidade”.

Estão abertas até o dia 20 de janeiro as inscrições de trabalhos para as mesas temáticas do I Simpósio Subjetividade e Cultura Digital. O encontro internacional é organizado pelas professoras Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias e pelos programas de pós-graduação em Psicologia da PUC e da UFMG. O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas com o objetivo de discutir os impactos da cultura digital nas relações atuais, com enfoque principal sobre o corpo.

Os trabalhos precisam abordar um dos quatro eixos temáticos: sociabilidade e cultura digital; saber e transmissão na cultura digital; arte e invenções na cultura digital; tecnologias, política e regulação dos corpos.  Os textos devem conter no máximo 250 palavras.A apresentação em diferentes fóruns de discussão visa a interlocução entre profissionais e pesquisadores de todo o país.

Em outubro de 2016 foi realizado um evento preparatório para o Simpósio denominado “Juventude e Virtualidade”, no auditório da PUC Minas. O encontro contou com a participação de centenas de estudantes e pesquisadores brasileiros.

As inscrições de trabalhos podem ser realizadas no site: www.sympla.com.br/i-simposio-internacional-subjetividade-e-cultura-digital__106857. Os valores, com desconto até 20/01, são 100 reais para profissionais mais 10 reais de taxa da plataforma, 80 reais para estudantes de pós-graduação mais 8 reais de taxa da plataforma, 60 reais para estudantes de graduação mais 6 reais de taxa da plataforma.

Evento reunirá nomes importantes da área

O I Simpósio Subjetividade Cultura Digital trará ao Brasil o pesquisador David Le Breton - professor de Sociologia e Antropologia na Universidade de Strasbourg, na França. Le Breton é autor de obras  como “ Adeus ao corpo” já traduzidas para vários idiomas.  No evento, o pesquisador irá lançar em português o livro “Uma breve história da Adolescência”, produzido pela Editora PUC Minas.

O livro “Juventude e Cultura Digital” também será lançado no Simpósio. A obra da editora Artesã, organizado pelas docentes Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias, reúne textos de diversos autores nacionais e internacionais, entre eles Le Breton.

A professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Cristina Ponte é outro nome de destaque do evento. A docente é coordenadora, em Portugal, da rede de pesquisa Global Kids Online que reúne pesquisadores de 33 países para investigar as experiências das crianças e jovens nas redes sociais.

Nenhum comentário :