Resumão do #FIRE2015 (parte 1 - sábado)

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Mil desculpas a todos pela demora. Sei que já se passaram quase duas semanas #Fire2015 mas, conforme prometido, seguem aqui minhas impressões sobre um dos eventos mais legais que BH já recebeu na área de Comunicação Digital. Para não ser cansativo, vou tentar escrever em tópicos, em ordem cronológica, por palestra, e dividir o post em duas partes (sábado e domingo):

SÁBADO

- Abertura e Miguel Cavalcanti (BeefPoint): como fui de ônibus direto de Sete Lagoas, cheguei atrasado e perdi as duas primeiras palestras. Quando cheguei ao Ouro Minas, local do evento...

Edmar Ferreira. Foto: Bruno de Lacerda
- Edmar Ferreira (Rock Content) falava de opções de Up-Sell e Cross-Sell para infoprodutos. O ciclo de vendas de infoprodutos digitais seria: Adquirir, Ativar, Manter, Expandir e Indicar.

Gabriel Goffi. Foto: Artur Saraiva
- Gabriel Goffi (Moving Up), um dos maiores jogadores de pôquer do mundo, fez uma palestra mais motivacional, contando sua história desde quando largou a carreira para se dedicar ao pôquer profissional. Abaixo, algumas frases e expressões ditas por ele:

"Empreender é risco. Muitos vão desincentivar".
"Aprendizado leva tempo. É preciso imersão".
"Objetivos bem traçados te fazem enxergar oportunidades. Você vira um radar".
"Em que eu posso ser melhor" Por que não posso ser o melhor? Mudança de mindset".
"Cuide da sua energia mental, do seu poder de decisão. Economize decisões banais".
"Tenha rituais diários, disciplina, e foco no jogo".

Wesley Barbosa. Foto: Briza Martins
- Wesley Barbosa (Facebook)
Apresentou o vídeo abaixo:
"All of people who matter you"

Algumas frases e insights dele:
"Primeiro identique o que as pessoas querem".
"77% dos consumidores pesquisam na web antes de comprar. 4 em 10 compram influenciados pela web. Metade dos conectados compram online".
"Mobile first".
"Foto de um apartamento converte menos que o vídeo de um apartamento a ser vendido".
"É preciso um elo físico".
"Brasileiros no Facebook: 92 milhões, dos quais 72 milhões pelo celular, dos quais 62 milhões todo dia".
"Os 4 pilares do Facebook Ads: Interesses / Localização / Demografia / Comportamento".
"O Brasil é o segundo país no mundo em que o Facebook é a segunda tela".
"51% dos acessos ao Facebook no Brasil são feitos por Android, 29% via navegador mobile e 9% via iOS".


Facebook - "Juntos nosso sonho é maior" from João Franco on Vimeo.

"Instagram: 27 milhões de brasileiros estão lá".
"Instagram: Capturar e compartilhar o momento NO MOMENTO".
"Instagram: novidades de Ads via foto, vídeo, carrossel, com install apps, link ads e call-to-action".
"Sincronize anúncios com audiência da TV" (nesse caso, acho que só vale pra conta grande que não tem problema com aprovação de ads ou se o social media já saber, de antemão, o que vai passar na TV e as hashtags que serão usadas, já que Facebook e Instagram demoram alguns minutos pra aprovar um impulsionamento).
"Futebol, novela e reallities geram mais engajamento".
"Neurociência: o maior controle é o medo!" (que o digam as religiões ;-)
"Mudar o mundo pode ser mudar a vida de uma pessoa só".


INTERVALO PARA ALMOÇO
Papos bacanas com a turma do Implantando Marketing: Bruno de Lacerda e Eliane Lages ;-)

Bruno Gimenes. Foto: Bruno de Lacerda
- Bruno Gimenes (Luz da Serra)
Bruno deu dicas para melhorar a conversão de infoprodutos, sobretudo a realização de webnários:

1. Faça do webnário um evento
2. Promove engajamento nível avançado
3. Exubere autoridade, resolva problemas reais
4. Tangibilização: noções de urgência e reciprocidade
5. Tenha uma oferta realmente irresistível
6. Abra para perguntas teleguiadas
Top dica: Faça webnários defendendo uma causa que melhore o mundo!

Priscila Metzker. Foto: Gislene Isquierdo
- Priscila Metzker (Ogilvy)
Palestrou sobre o impacto das novas tecnologias a favor de marcas e consumidores.

- Google comprou o Waze.
- Nike App: motiva e conecta pessoas.
- Vídeo: www.magazinevoce.com.br (22 mil lojas abertas em duas semanas)


- Quantas vezes as pessoas checam o celular por dia? Em média 150 vezes!
- Antes você abria a geladeira. Agora você destrava o celular.
- Vídeo: Coca-Cola dá 20 MB de crédito (ação hapiness refil).
- Não há verdades absolutas, mudanças cada vez mais rápidas, pensamento disruptivo (aliás, essa foi "a palavra" do evento. Perdi a conta de quantas vezes "disruptivo" foi mencionado em quase todas as palestras).

6 big marketing challenges trend topics:

1. Mobile
2. Programmatic
3. Video
4. Cross Device (Omni Media)
5. Big Data
6. Content

4 Main Key Takeways

1. Tech Drive Oriented
2. Consumers Drive Marketing
3. Oportunities of Technology
4. Data is The New Oil

Conrado Adolpho. Foto: Bruno de Lacerda
- Conrado Adolpho (iJumper)
"Transforme lista de e-mails em lista de buyers".
"Tempo x dinheiro. O que vale mais? É claro que é tempo. Faça o tempo das pessoas valer a pena".
"Capital social = gratidão".
"Objetivo: aumentar o timeshare das pessoas com sua marca".
"Não caminhe sozinho. Mantenham-se juntos".
"O gargalo não está na capacidade do carro. Todos fazem mais de 100Km/h. É a sua capacidade de dirigir o seu negócio".

-> Lançamento
-> Funis perpétuos
-> Bases de recorrência

"Dados/Métricas: você atravessaria a rua com base em uma foto de 10 segundos atrás? Monitore o tempo todo".
"É um mercado com muitas ondas. Construa bases sólidas mas seja como a água: saiba se adaptar".
"Para você chegar a trabalhar só 4 horas por semana tem que ter trabalhado 80 horas durante muito tempo".
"Conceitos de Squeeze Page" (vale diferenciar de Landing Page aqui)

Carolina Baracat. Foto: Renato Ribeiro
- Carolina Baracat (Spotify)
Tema: Consumo de Conteúdo de Música
Dica de livro: "A Era do Acesso", de Jeremy Rifkin.
"Saímos da era da produção de bens materiais (CD) para a era da produção cultural".
"Tenha obsessão em oferecer a melhor experiência para o consumidor".
"O Spotify tem em sua curadoria, além dos algorítmos, mais de 300 profissionais construtores de playlist".
"A Coca-Cola tem uma playlist com mais de 600 mil seguidores no Spotify".
"Astrid Fontenelle tem uma playlist chamada Chegadas e Partidas no Spotify".
"Premissas: usuário em primeiro lugar; dados indicam a direção; e contexto é tudo".
"São mais de 75 milhões de usuários em 58 países, 70% entre 18 e 34 anos".
"Missão do Spotify: fazer com que + pessoas ouçam + músicas por + tempo".


Trailler de Lançamento Spotify Brasil - #musicasquemarcam from Bubble Gum Project on Vimeo.

- Juliano Prado (Galinha Pintadinha)
Foi a palestra em que mais me emocionei, entre lágrimas e gargalhadas. Admiro demais o trabalho desse cara (e do sócio dele Marcos Luporini na parte musical). Quem tem filho(a) ou sobrinho pequeno(a) sabe a importância desse trabalho.

Foto: Deiller Rodrigues
Juliano Prado. Foto: Bruno de Lacerda
"Somos uma das 100 marcas mais licenciadas do mundo todo (89ª no ranking). São mais de 600 produtos de 50 marcas diferentes".
"Se deu certo, foi persistência. Se deu errado, foi teimosia".
"Fui criador do www.emotioncards.com.br" (essa me surpreendeu. Lembro demais desse site)

Dicas:
1. Sonhe grande, mas gaste pouco.
2. Retire o excesso (leia "Getting Real").
3. Lembre-se de "Os Três Mosqueteiros".
4. Não fique dourando planilhas. Faça o produto!
5. Startup boa é startup morta (no bom sentido).

"A web 2.0 é mais que audiência. É feedback".
"No Cross Media, 1+1=3".
"Licenciamento é metade da receita da Bromélia Filmes".
"Quebramos o paradigma de conteúdo nacional que deu certo sem estar na TV".

- Vídeo: Redibra

"Fomos o primeiro canal brasileiro a atingir um bilhão de views no YouTube". #ChupaPeppa, gritou alguém da plateia ;-P
"Hoje temos mais views em espanhol do que em português".

- Vídeo: Licensing Expo Las Vegas

"De cada R$ 100 de produtos licenciados, ficamos com cerca de R$ 1, mas há todo um ecossistema por trás".
"Somando os três canais (inglês, espanhol e português), são 3,07 bilhões de views no YouTube (2 bilhões em PT e 1,1 bilhão em inglês+espanhol)".
"Nosso crescimento é exponencial, diferente da TV, que tem curtos picos nos lançamentos de blockbusters".
"Ainda hoje batemos recordes diários de views no YouTube".

- Vídeo: Bloomberg Lottie Dottie Chicken

O Marcos Lenine fez um super artigo sobre essa palestra. LEIA AQUI.


Fim das palestras do sábado. Confira como foi o domingo.

Acompanhe também a cobertura feita pelo Twitter (#Fire2015) e também do Implantando Marketing aqui.

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