17/05: BH sedia pela primeira vez o Wordcamp 2014 #WORDCAMPBH

Nenhum comentário

 Originado nos Estados Unidos, o evento acontece em todo mundo e conta com o apoio da Fundação WordPress e da Automattic, detentora da marca WordPress. Em 2014, Belo Horizonte recebe o WordCamp pela primeira vez e se torna a 4ª capital brasileira a sediar o evento.

Organizado por comunidades de usuários do WordPress ao redor do mundo, o WordCamp busca reunir desenvolvedores, designers, publicitários, jornalistas, blogueiros e usuários casuais para debater os avanços, a usabilidade, as ferramentas, plugins e o código do WordPress, ampliando a comunidade de usuários, profissionais e entusiastas.

O primeiro WordCamp aconteceu em julho de 2006 em São Francisco. Organizado por Matt Mullenweg, criador do WordPress, conseguiu em apenas três semanas reunir mais de 300 participantes, tornando-se um sucesso imediato. A sua primeira edição internacional conhecida aconteceu em Israel no dia 25 de outubro de 2007. Desde então o WordCamp se espalhou pelas principais cidades do mundo, como Paris, Milão, Tóquio, Melbourne, Sydney, Birmingham, Hamburgo e Vancouver (veja a lista completa http://central.wordcamp.org/schedule/). Em 2009, para alegria de uma das maiores comunidades do planeta, foi realizado o primeiro WordCamp Brasil, em São Paulo.

Dado o pontapé inicial da capital paulista, a comunidade começou a se organizar para reeditar o evento em outras cidades. Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte começaram a articular meetups para discutir a viabilidade de novos WordCamps. Assim, em Outubro de 2010 foi realizado em Curitiba, no Paraná, o segundo WordCamp brasileiro, que contou com a presença de cerca de 300 participantes em dois dias de evento.

Em 2013, Belo Horizonte foi aprovada pela fundação WordPress como cidade sede. Com uma equipe organizadora empolgada, liderada por Valério Souza, experiente desenvolvedor da plataforma, o evento foi finalmente agendado para 17 de maio de 2014.

Com a contagem regressiva iniciada, a equipe do WordCamp Belo Hhorizonte tem como meta organizar uma das melhores edições já realizadas, e assim colocar a capital mineira oficialmente no mapa internacional da comunidade WordPress. Em BH, o evento conta com o apoio da Agência Origem e do Uni-BH. A entrada custa apenas R$ 35,00 e R$ 115,00 para quem quiser exibir sua marca.

Entre os palestrantes, já estão confirmados:

RODRIGO PRIMO - Desenvolvedor de software desde 2005, trabalha no Hacklab, empresa que ajudou a fundar em 2008. Mestrando no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ. Utiliza o WordPress e contribui com a comunidade desde 2009. Vegetariano, cicloativista e defensor do software livre e educação libertária.

CLAUDIO SANCHES - Programador PHP, Python e Ruby, desenvolve com WordPress há 7 anos e possui mais de 30 plugins no repositório oficial do WP, onde boa parte de seus plugins são voltados para trabalhar com o WooCommerce.

GUGA ALVES - Analista de Sistemas e Pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing Digital no IGEC/FACHA e idealizador do site “Tudo para WordPress”, maior site brasileiro sobre o assunto, Guga Alves também é professor do Instituto Infnet. Em Janeiro de 2010 foi vencedor do Desafio de SEO promovido pelo site MestreSEO e já palestrou em vários eventos como SearchLabs, OlhóSEO, CoéSEO, InNetRJ e Social Media Day RJ, além de organizar o evento WordPresse Meetup RJ e Social Media Day.

Quer participar do WordCamp? Inscreva-se agora.

Nenhum comentário :