Aprenda Comigo - startup mineira de aprendizagem colaborativa

Nenhum comentário
A sociedade humana já passou por várias fazes durante a sua formação. Mais recentemente fomos marcados pela Revolução Industrial e pela Era da Informação. Agora, com o advento da comunicação através da internet, vivemos a Era do Compartilhamento.

Todos agora podem ser autores de informação e não mais apenas consumidores. É muito fácil produzir um material, publicá-lo na internet e torná-lo conhecido. Porém, infelizmente esse avanço tão positivo também tem aspectos negativos. Se todos podem produzir conteúdo e publicar, como então garantir a busca por algo que seja realmente relevante?

A partir deste questionamento foi criada uma comunidade colaborativa chamada Aprenda Comigo, desenvolvido pela WebMais, agência web de Pedro Leopoldo. Uma plataforma mediadora que reúne e exibe conteúdos (no formato de vídeos) produzidos por pessoas que desejam compartilhar conhecimento, tornando-se uma forte aliada à nova dinâmica de aprendizado.

"A Aprenda Comigo, se propõe a criar um ambiente agradável, no qual seja possível filtrar o conteúdo da internet, exibindo apenas o que é relevante para o crescimento intelectual de quem deseja aprender e inibindo possíveis distrações que o  desviariam do seu foco, além de proporcionar acesso rápido e prático a qualquer hora do dia", afirma Antônio Roberto Silva, desenvolvedor da Catarse.me - plataforma de financiamento colaborativo de projetos culturais - e um dos sócios da startup mineira Aprenda Comigo.

Usar a internet como fonte de conhecimento já é muito comum, tanto que o termo “aprenda como fazer” está no topo das pesquisas mais comuns do Google para categorias de aprendizado e ensino.

O site, lançado no dia 11 de março, já possui mais de 240 usuários e mais de 300 vídeos. É possível encontrar material sobre design, economia, educação, programação, saúde, tecnologia e até palestras sobre vários outros assuntos.

Segundo Paulo Pereira, um dos idealizadores e desenvolvedores do projeto, a proposta inicial era a criação de um site voltado para o aprendizado, que instruísse de forma gratuita, mas com foco apenas em culinária e dicas do lar. "Porém, após algumas discussões, o foco se expandiu, envolvendo outras áreas de conhecimento", destaca.

Rafael Somera, especialista em vendas, vê no Aprenda Comigo uma forma de levar adiante o conhecimento que adquiriu em sua área de atuação, além de aprender com outros amigos. Ele já disponibilizou dois vídeos no site e disse que está preparando mais seis. O jovem tem como meta, a publicação de um vídeo por semana. Ele aposta no Aprenda Comigo se tornando uma espécie de escola pública à disposição de quem quer aprender.

Para fazer parte da comunidade enviando e pedindo vídeos, é necessário se cadastrar no www.aprendacomigo.com.br. Os vídeos precisam ter no máximo 250mb e ter duração de no máximo 25 minutos.

A Aprenda Comigo tem uma proposta simples, porém eficiente. Que reúne todo o conteúdo relevante já disponível na internet em apenas um só lugar, facilitando as buscas que quem, de fato, pretende adquirir conhecimento.

Nenhum comentário :